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Dia do consumidor: dicas para o seu e-commerce decolar

Nos últimos anos, o Dia do Consumidor se tornou uma data importante para o e-commerce. Isso porque a data é uma ótima oportunidade para que as marcas possam oferecer benefícios e criar um senso de urgência no seu público. 

Quer saber como aproveitar essa data para fazer o seu e-commerce decolar? A gente te mostra como! Continue lendo e saiba mais. 

O que é o Dia do Consumidor?

Carinhosamente apelidado de Black Friday do primeiro semestre, o Dia do Consumidor acontece dia 15 de março. Nos últimos anos, a data vem mostrando o seu potencial para o mercado. Afinal, esta época é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas que desaceleram no início do ano. 

Mas, embora a data tenha um forte apelo comercial nos dias de hoje, o Dia do Consumidor foi criado especialmente para celebrar os direitos do cliente, como a escolha de ser ouvido, segurança e acesso à informação. 

Há quem diga que o evento foi comemorado pela primeira vez no início dos anos 80, entre 1983 e 1985. Mas, o interessante é que, décadas depois, as pautas do evento continuam as mesmas – e ainda mais atuais.

Mais que nunca, a experiência de compra ofertada pelas marcas seguem ditando tendências de mercado. E quando o assunto é “experiência de compra”, não são só promoções que ditam as regras do jogo.

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O que os consumidores esperam no Dia do Consumidor?

Sabemos que o início do ano é sempre apertado. O IPVA, IPTU, escola das crianças e as economias para as férias precisam acontecer. Ou seja, é muita conta para pagar e pouca grana. 

Neste contexto, o Dia do Consumidor deve ser bem analisado e aproveitado pelas empresas. As vantagens financeiras sempre são questões relevantes, por isso, bons preços e condições justas para a entrega ajudam a fidelizar clientes. 

Mas, é importante lembrar que os consumidores prezam igualmente pela confiança. Ou seja, a reputação da marca, qualidade dos produtos e descontos ofertados são acompanhados de perto pelos consumidores.

Segundo uma pesquisa da Social Miner 44,8% dos respondentes engajados pretendem consultar sites comparadores de preço. Já 41,7% não fechariam a compra caso não acreditassem que o desconto ofertado durante o evento é de fato real. Portanto, fique atento e faça um bom planejamento antes de criar uma promoção e colocá-la no ar.

Empreendedor, saiba como aproveitar a data

Existem algumas iniciativas que podem ser implementadas para que você tenha êxito nas suas vendas. Confira quais são:

Crie oportunidades

Seja através de um CRM robusto ou o bom e velho caderninho de clientes, recupere o contato com os clientes antigos. Se em algum momento você teve contato com essa pessoa e conseguiu o contato dela, pode ter certeza que algo em comum com a sua marca ela tem. Um lead ineficaz é aquele que não é utilizado. 

Tem alguma nova coleção para mostrar? Ou então, que tal o preview de uma coleção parecida com o tipo de produto que ele já comprou com você? Quanto mais informação você transmitir para o seu cliente, maiores serão as chances de levar algo relevante para ele. 

Estabeleça novas parcerias

Você já procurou, por exemplo, quais são as marcas que têm a ver com o seu público alvo? Que tipo de parceria é possível estabelecer com elas? Cupons de desconto, degustação, prêmios acima de um determinado valor? Faça uma análise aprofundada da realidade do seu negócio e, com isso, certamente será possível criar alguma solução. 

Através das parcerias também é possível fazer com que os seus clientes voltem para a sua loja. Divulgue mídias para que os seus parceiros possam divulgar nas redes sociais e, obviamente, faça o mesmo com as suas para atrair mais clientes.

Foque no problema do seu cliente

Afinal, o que o seu cliente precisa? Por alguma entrega sua – seja um produto ou serviço – ele chegou até você, mas para mantê-lo ali, é preciso ter uma perspectiva diferente. É importante demonstrar um interesse genuíno pelo seu cliente para entender de fato a sua dor, e quando você finalmente entende, a coisa muda de figura.

Compreender o que fez o cliente chegar até você e se ele sabe exatamente o que procura são questões que podem mudar significamente a maneira como você atende e vende para alguém. 

Crie soluções completas

Seja uma solução para vários clientes ou várias soluções para o mesmo cliente: apresente soluções completas

Envolva-se verdadeiramente pela real necessidade do cliente, para isso, mostre outros produtos ou serviços que a sua loja oferece, isso certamente o deixará satisfeito além de aumentar o ticket médio do seu negócio.

Importante: não saia oferecendo quaisquer produtos, a escolha deles deve ser baseada nas suas percepções, seja através de uma pesquisa, conversa ou feedback.

Ficar oferecendo produtos aleatórios sem o interesse do cliente pode soar inconveniente e parece que, a todo custo, você está querendo vender produtos. 

Por último e não menos importante, se o cliente deixar claro que não quer receber nada além do que foi solicitado, pare por aí. Lembre-se que o motivo central do seu negócio é solucionar problemas e não se tornar um problema para o cliente. 

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Agregar é o DNA da AGREGACo! O que nos move é o entusiasmo em poder realizar a Conexão Inteligente entre nossos clientes e Agregados para solucionar as principais demandas do seu negócio. Atuamos de forma descomplicada como, por exemplo, nas seguintes frentes:

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Por fim, agora que você já sabe do potencial do Dia do Consumidor, que tal contar com os nossos agregados para potencializar as soluções do seu negócio? Entre em contato conosco e saiba mais!

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AGREGACo.

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