Faça sua pesquisa

O Home office é tendência para as empresas

O home office despertou novos olhares e inquietações para diversas áreas, especialmente durante a crise do coronavírus. Ainda é cedo para prever o futuro, mas, sem sombra de dúvida, diversas empresas têm uma nova perspectiva sobre essa modalidade. 

As mudanças do home office

O ano de 2020 foi marcado por diversas mudanças. No caso do home office, por exemplo, as mudanças foram perceptíveis para as empresas que incorporaram esse modelo de trabalho. 

Em decorrência do isolamento social, boa parte das empresas foi obrigada a adquirir um regime de trabalho mais flexível, mas, administrar a mudança repentina de hábitos não é uma tarefa fácil. 

É preciso muito jogo de cintura para cumprir com as tarefas do dia-a-dia: cuidar dos filhos, fazer almoço, resolver os problemas que aparecem em casa, participar das reuniões e entregar as demandas do trabalho. 

No entanto, mesmo com as tarefas domésticas e a necessidade de estar presente no trabalho, um ano depois em que permanecemos na crise, alguns benefícios começam a aparecer para as empresas que se preocuparam em lidar com essa situação.

Leia também: O que é M&A e como aplicar no meu negócio?

Quais são os desafios do home office?

É óbvio que ainda existam uma série de desafios para que o modelo de home office seja realmente efetivo para as empresas que incorporam esse método de trabalho. 

Para incentivar a qualidade de vida dos colaboradores, é importante que as empresas prestem auxílio, desde equipamentos como cadeira e suporte para notebook, por exemplo, até mesmo a ajuda com internet. 

Além disso, também é importante pensar na gestão de pessoas: Você tem engajado o seu time? Existem happy hours marcados para comemorar os avanços? Quais são as ferramentas disponíveis para ajudar nas tarefas do time? A comunicação alcança todas as pontas da empresa? 

Antes de incorporar um modelo híbrido (onde o funcionário vai às vezes para o escritório) ou o home office (onde os funcionários só ficam em casa), planeje-se para tornar essa experiência relevante para o seu time e para a própria empresa.

Todavia, entenda as diferenças que as modalidades apresentam: o que acrescenta mais para o desenvolvimento do todo (empresa e colaboradores), e o que precisa mudar na gestão para manter a cultura organizacional viva.

O home office é uma tendência que veio para ficar

De acordo com uma pesquisa da Robert Half (empresa global de consultoria de RH), em uma entrevista com 800 profissionais, existem dados importantíssimos para analisarmos: 

“86% dos entrevistados querem trabalhar de casa algumas vezes após a quarentena; 67% perceberam que é possível executar as tarefas de forma remota; 49% acreditam que o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho melhorou sem a necessidade de se deslocar para o trabalho; e 25% estão confortáveis com as tecnologias”.

Já de acordo com uma análise da Fast Company, existem algumas razões para que o home office evolua em 2021:

Os legisladores serão incentivados a apoiar os trabalhadores remotos; os profissionais remotos terão acessos a mais ferramentas e recursos; o home office parecerá mais natural; os profissionais vão desfrutar melhor da separação entre vida x trabalho; o home office será menos isolado; locais remotos serão mais diversificados; e profissionais remotos podem ganhar mais”.

05 dicas para se planejar para o home office

É importante saber gerenciar o tempo no home office para desfrutar dos benefícios de estar em casa e se manter produtivo. Veja algumas dicas: 

1. Estabeleça um horário de expediente

Resolver problemas pessoais entre uma tarefa de trabalho, sem dúvida, vai te fazer perder o foco e ser menos produtivo. Portanto, estabeleça um horário de expediente e avise as pessoas de casa para que respeitem esse horário.

2. Escolha um bom local de trabalho

Antes de tudo, o local escolhido é determinante para o seu desempenho. Ou seja, escolha um local fixo, com boa iluminação, acomodações confortáveis e tenha ao seu redor os itens básicos de trabalho, incluindo uma boa internet.

3. O networking continua importante

Quantas vezes você fala com alguém da sua área para se atualizar e trocar ideias? O networking continua importante! Ou seja, tenha o hábito de marcar bate papos para se manter atualizado no mercado e estimular a sensação de estar se comunicando com outras pessoas.

4. Fique atento ao traje!

Assim como o local de trabalho influencia diretamente na nossa produtividade, o traje também influencia! Ficar de pijama, por exemplo, pode confundir o seu cérebro e fazer com que você não se sinta trabalhando.

Manter o hábito de se arrumar como se fosse para o trabalho pode melhorar, e muito, a sua disposição para trabalhar. 

5. Faça o seu planejamento

O home office atinge diretamente a nossa autonomia, afinal, não existe um chefe supervisionando os minutos do seu dia. Por isso, é importante se planejar! A nossa dica é: estabeleça metas diárias ou semanais para entender como tem funcionado o seu planejamento. 

Dê o start para uma boa gestão no home office!

Por fim, agora que você sabe o que é o home office, quais são os principais desafios do tema, como sua empresa pode ajudar os colaboradores e como o seu time pode aproveitar melhor este momento, que tal dar o start para essa nova cultura?

O poder da comunidade agrega e nós estamos aqui para agregar a diversas áreas do seu negócio! Atuamos nas seguintes frentes:

  1. Estratégia e Gestão;
  2. Operações;
  3. Finanças e M&A;
  4. Tecnologia;
  5. Pessoas;
  6. Jurídico;
  7. Marketing e Vendas;
  8. Seguros.
Sobre o autor
AGREGACo.

A AGREGACo. é uma rede de especialistas multidisciplinares com gente potente, experiente e entusiasmada em buscar as melhores soluções para as demandas das empresas.

Vamos agregar?

Assine nossa Newsletter

Quero contratar
Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga