Faça sua pesquisa

Gestão financeira: 5 dicas para alavancar seu negócio

Manter o controle financeiro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a gestão financeira precisa ser muito bem planejada para que não existam surpresas que possam comprometer o negócio. Saiba tudo sobre o assunto a seguir!

O que é a Gestão financeira?

Em primeiro lugar, conduzir uma empresa rumo ao sucesso depende de vários fatores. A gestão financeira, por exemplo, é um dos mais importantes para caminhar em busca de um desenvolvimento saudável do negócio.  

A gestão financeira é, por definição, um conjunto de medidas e processos que tem como objetivo aumentar os ganhos e lucratividade da empresa, por exemplo, além de otimizar processos financeiros. 

Esse conjunto é, na verdade, uma série de análises, planejamentos e estratégias voltadas para administração correta de recursos financeiros.

Leia também: Áreas que turbinarão a gestão financeira da sua empresa 

A importância da gestão financeira

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, cerca de 716.000 empresas fecharam as portas até Julho de 2020, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas. 

Fundamental para tomada de decisões assertivas baseadas no planejamento estratégico do negócio, a gestão financeira exige que o gestor tenha uma visão macro da empresa

Essa mesma visão agrega para otimização dos resultados, garantindo uma maior saúde financeira para a empresa a médio e longo prazo, uma vez que todas as pontas do negócio são analisadas em busca de melhorias e otimização. 

Veja, a seguir, 5 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa:

5 dicas para melhorar a gestão financeira e alavancar o seu negócio

1. Acompanhe o seu fluxo de caixa

Antes de tudo, sabemos que essa parece uma necessidade óbvia. No entanto, muitos empreendedores não fazem um monitoramento diário das entradas e saídas da empresa além de analisar o fluxo de caixa.

Sobretudo, para evitar prejuízos, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão clara das finanças do negócio. Deste modo, ele evita prejuízos e gastos desnecessários que podem impactar negativamente o caixa da empresa.

Nesse sentido, é importante lembrar: sem uma análise do seu caixa, você corre o risco de chegar ao final do mês com as contas no vermelho, o que pode colocar em risco a sobrevivência do seu negócio. 

2. Separe as finanças empresariais das pessoais

Um dos erros mais comuns dos empreendedores é misturar as receitas das despesas da empresa e das despesas pessoais. 

Em momentos de dificuldade, alguns empresários aproveitam a facilidade do acesso ao caixa para pagar contas pessoais sem avaliar possíveis riscos e consequências para o negócio.

Todavia, separe as contas, cartões e extratos pessoais e da empresa, estabeleça um salário para si, ou seja, um pró-labore, e faça reservas para períodos estratégicos em relação ao seu negócio.

3. Fique de olho nos gastos desnecessários

A sua empresa está consolidando a marca no mercado e tudo tem dado certo? Se a resposta for sim e o desejo for aumentar o seu negócio, fique atento para não gastar mais que o necessário.

Todavia, nós sabemos que expandir o negócio é o desejo de muitos empreendedores. No entanto, para que isso aconteça é importante realizar um planejamento estratégico e ter muita cautela.

É normal que alguns empreendedores optem por mudar para espaços maiores e contratar novos funcionários, mas lembre-se: faça um planejamento para não correr riscos que comprometam a sua operação

4. Entenda bem a diferença entre o seu lucro e faturamento

Em síntese, o faturamento é, basicamente, o valor que o seu negócio arrecadou em um determinado período. É a partir desse gasto que o governo calcula o quanto a sua empresa precisa pagar referente aos impostos fiscais. 

Já o lucro, por sua vez, pode ser classificado em bruto e líquido. O lucro bruto é o resultado do faturamento da sua empresa, tirando todos os custos variáveis. Já o lucro líquido é calculado considerando o faturamento menos os custos fixos e variáveis. 

Por fim, é através dessas informações que é possível analisar e mensurar lucros e prejuízos, além de projetar o crescimento do negócio. 

5. Faça análise de resultados!

Para garantir uma boa gestão financeira, é fundamental lidar com números, portanto, a precisão é essencial para evitar erros. 

Em meio a rotina agitada da vida do empreendedor, é possível que acompanhar de perto os resultados seja um desafio. E quando falamos sobre acompanhar resultados, não estamos falando apenas das entradas e saídas.

Em outras palavras, é importante que, mensalmente, você reserve um tempo para olhar com mais cautela para tudo o que anda acontecendo na empresa, identificar erros e pensar em estratégias para não repeti-los no mês seguinte. 

Saiba com quem contar para criar uma boa gestão financeira para a sua empresa

Por fim, aqui na AGREGACo você pode encontrar quais são os gaps do seu negócio e dar o UP necessário na sua empresa em busca de desenvolvimento!

Com uma rede de especialistas multidisciplinares e gente potente, experiente e entusiasmada, buscamos as melhores soluções para as demandas das empresas. 

Nesse sentido, que tal traçar novas estratégias para o seu negócio alavancar no mercado? Conheça as nossas áreas de atuação:

  1. Estratégia e Gestão;
  2. Operações;
  3. Finanças e M&A;
  4. Tecnologia;
  5. Pessoas;
  6. Jurídico;
  7. Marketing e Vendas;
  8. Seguros.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e o seu negócio.

Sobre o autor
AGREGACo.

A AGREGACo. é uma rede de especialistas multidisciplinares com gente potente, experiente e entusiasmada em buscar as melhores soluções para as demandas das empresas.

Vamos agregar?

Assine nossa Newsletter

Quero contratar
Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga