Faça sua pesquisa

Planejamento estratégico: a importância para as empresas

Sobretudo, o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para as empresas. Hoje em dia, com avanços tecnológicos e a instabilidade política e econômica, essa ferramenta pode te ajudar a conquistar grandes avanços durante e após a crise. Saiba mais!

A relação do Planejamento estratégico com a crise em 2020

O mundo dos negócios vive em constante mudança. O avanço tecnológico e a instabilidade política e econômica do nosso país são fatores que, sem dúvidas, influenciam para que essas mudanças aconteçam. 

Logo, esse cenário se torna favorável para que investidores questionem a importância do planejamento estratégico, afinal, se vivemos em um cenário volátil, porque “gastar tempo” planejando? 

Segundo dados divulgados pela consultoria Falconi, apenas 10% das médias empresas no Brasil tem planejamento de longo prazo

Isso significa que, com a retomada gradual da atividade econômica, é provável que as empresas tenham ainda mais dificuldades para se estabelecer no mercado, especialmente com a posição de vulnerabilidade criada pela crise do coronavírus.

Todavia, uma empresa que realiza um bom planejamento estratégico consegue identificar mudanças nos ambientes internos e externos, por exemplo, o que permite identificar problemas  e possíveis melhorias no processo.

Por fim, com o planejamento estratégico as empresas se tornam menos vulneráveis às movimentações do mercado e possuem uma série de benefícios. Continue lendo e veja quais são:

Benefícios do Planejamento estratégico

Mudanças do mercado

Com o passar do tempo, o dinamismo do mercado faz com que as empresas precisem se adaptar para se manter competitivas no mercado. 

É através do planejamento estratégico que as empresas ficam menos suscetíveis a mudanças, elas podem, por exemplo, compreender qual o melhor caminho a ser seguido para diversas situações da empresa e traçar novas estratégias.

Tomada de decisão consciente

Em outras palavras, através de uma análise com dados e informações sobre os principais pontos da empresa, a tomada de decisão se torna mais assertiva e é voltada especificamente para os objetivos do negócio.

A comunicação é uma potência!

Através de um bom planejamento a comunicação com os funcionários fica mais clara. Nesse sentido, essa simples ação é responsável por levar conhecimento sobre os objetivos e estratégias do negócio.

Logo, com uma comunicação transparente, o engajamento por parte da equipe tem grandes avanços uma vez que todos passam a seguir e compartilhar o mesmo objetivo. 

Faça bons investimentos

Assim como dissemos no início deste artigo, essa metodologia permite com que a empresa possa identificar gargalos nos processos e oportunidades de melhorias. Ou seja, é possível planejar investimentos assertivos. 

Além disso, através dessa ferramenta evitamos que atitudes sejam tomadas por impulso, uma vez que é necessário realizar análises para identificar o risco do investimento e se ele é viável ou não. 

Esteja à frente dos seus concorrentes

Ao passo que muitos aspirantes ao empreendedorismo iniciam suas operações sem realizar qualquer tipo de planejamento, estes mesmos empreendedores ficam sujeitos a diversas mudanças e até mesmo a falência do negócio. 

Todavia, as empresas que possuem um planejamento estratégico ganham uma enorme vantagem competitiva no mercado. Elas, por sua vez, ficam preparadas para imprevistos e tem ao seu lado tecnologias favoráveis para o seu desenvolvimento. 

Faça um planejamento estratégico adequado para o seu negócio!

Por fim, o planejamento estratégico é considerado o ponto inicial de todas as ações da empresa para alcançar o seu futuro desejado. 

Acima de tudo, ele auxilia na tomada de decisões para alcançar metas e ajuda a criar objetivos, ideias criativas e inovadoras, além de explorar oportunidades e minimizar riscos de possíveis ameaças.

Que tal planejar ações futuras ao lado de um time especialista no assunto?  O poder da comunidade agrega e nós estamos aqui para agregar para a sua empresa! Conheça as nossas áreas de atuação:

  1. Estratégia e Gestão;
  2. Operações;
  3. Finanças e M&A;
  4. Tecnologia;
  5. Pessoas;
  6. Jurídico;
  7. Marketing e Vendas;
  8. Seguros.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e o seu negócio. 

Sobre o autor
AGREGACo.

A AGREGACo. é uma rede de especialistas multidisciplinares com gente potente, experiente e entusiasmada em buscar as melhores soluções para as demandas das empresas.

Vamos agregar?

Assine nossa Newsletter

Quero contratar
Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga