Faça sua pesquisa

E-commerce: métricas para ficar de olho

Em um outro artigo falamos sobre o que é um e-commerce e quais as suas vantagens. Neste artigo, você vai conhecer métricas para ficar de olho que vão ajudar a performar o seu negócio digital!

O que são métricas?

Acima de tudo, vender online sem ter controle de métricas para o seu e-commerce é como ser um cego no tiroteio. Nenhum negócio consegue crescer e ganhar escala sem acompanhar de perto o seu progresso. 

No entanto, sabemos que é difícil decidir quais são as métricas para monitorar e, por isso, preparamos este artigo para te ajudar.

Antes de iniciar as vendas, é importante conhecer alguns termos famosos de Web Analytics e Marketing. Veja os mais famosos:

Key Performance Indicator (KPI’s)

Os KPI’s (Key Performance Indicator), ou indicadores de desempenho, são responsáveis por mensurar e demonstrar se o seu negócio está atingindo os principais objetivos estabelecidos

Existem dois tipos de KPI’s, os de alto nível: que determinam o desempenho geral da empresa; e os KPI’s de baixo nível: que se concentram em processos dos departamentos, como Vendas e Marketing, por exemplo. 

Por fim, os indicadores são necessários para que a sua empresa atinja um determinado resultado, enquanto isso, as métricas trabalham pontos que precisam de melhorias.

Retorno sobre Investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento, conhecido pela sigla ROI, é uma das principais métricas adotadas pelas empresas.

Este indicador permite saber o retorno de um investimento realizado, ou seja, se a empresa ganhou ou perdeu dinheiro ao investir em ações de marketing digital.

Todavia, é através do ROI que você pode analisar os seus investimentos e entender se vale a pena ou não investir em determinadas ações. 

Para fazer o cálculo, é só aplicar a seguinte fórmula: ROI = (receita-custo) / custo. Caso o seu ROI seja positivo, isso significa que as ações foram um sucesso, afinal, entende-se que os leads estão virando compradores.

Por fim, é com base neste indicador que você vai entender os erros cometidos nas suas atividades. Com isso, é possível traçar ações estratégicas que podem melhorar os resultados.

Impressões

Com qual frequência o seu site ou a sua página é exibida? Essa métrica vai trazer este dado para você.

A impressão significa que o conteúdo foi entregue ao feed de alguém, ou seja, isso significa que a pessoa que visualizou não precisa necessariamente se engajar com o post para que isso vire uma impressão. Basta apenas visualizar.

Ou seja, o mesmo conteúdo pode ter múltiplas impressões pelo mesmo usuário, uma vez que ele pode ver o conteúdo sem interagir mais de uma vez.

Page View

O Pageview nada mais é que a quantidade de páginas visualizadas por um usuário. Ou seja, a cada vez que uma pessoa clica em um link diferente no seu site, uma nova página é visualizada e contabilizada na soma total de pageviews.

Por exemplo: o seu site foi visto por 10 pessoas. Essas pessoas, juntas, visualizaram 40 páginas (pageviews = 40). Ou seja, a quantidade de páginas exibida por usuário é de 40/10=4, ou seja, em média 4 páginas são vistas por usuários.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a proporção entre o número de clientes adquiridos e o número de visitantes no seu site. Ela é um indicador de experiência do cliente e mostra como eles estão se comportando no seu site. 

A média de taxa de conversão em todos os setores é inferior a 3% e é afetada por um fator importante: a taxa de abandono.  

Taxa de abandono

A taxa de abandono representa as pessoas que adicionam produtos no carrinho, mas desistem da compra. 

Sem dúvidas, essa é uma das questões que mais preocupa os profissionais de marketing, especialmente porque essa métrica mostra que os seus produtos são bons para gerar interesse nas pessoas, mas não para fechar venda.

É claro que existem outros motivos que afetam a compra final, como por exemplo, a falta de opções de pagamento, processo demorado, custo do frete, etc. É importante que você analise de perto cada um desses pontos para garantir a efetividade da compra

Existem pessoas que podem ajudar o seu e-commerce

Por fim, nós te explicamos o que é um e-commerce, como criar um e quais as métricas para ficar de olho e te ajudar a performar.

Agora, é importante que mensalmente você planilhe os resultados e acompanhe de perto a evolução das métricas estabelecidas. Gráficos criados a partir destes dados vão exemplificar melhor o seu desempenho. 

Mas, mais importante que entender essas questões, é preciso pôr a mão na massa para resolver os problemas e de fato correr atrás de estratégias que vão alavancar a sua empresa. 

Temos um time de especialistas preparados para atuar nas principais frentes do seu negócio! O poder da comunidade agrega e nós estamos aqui para agregar, saiba como podemos te ajudar:

  1. Estratégia e Gestão;
  2. Operações;
  3. Finanças e M&A;
  4. Tecnologia;
  5. Pessoas;
  6. Jurídico;
  7. Marketing e Vendas;
  8. Seguros.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e o seu negócio. 

Sobre o autor
AGREGACo.

A AGREGACo. é uma rede de especialistas multidisciplinares com gente potente, experiente e entusiasmada em buscar as melhores soluções para as demandas das empresas.

Vamos agregar?

Assine nossa Newsletter

Quero contratar
Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga