Faça sua pesquisa

Áreas que turbinarão a gestão financeira da sua empresa

* Por Alessandra Guardia
Sócia e co-fundadora da AGREGACo.

Cuidar das finanças da vida pessoal é uma tarefa indispensável, né? Agora, imagine esta tarefa no dia-a-dia de uma empresa: metas traçadas, pagamento de funcionários, fornecedores, impostos… além, claramente, de manter a rotatividade dos produtos e serviços com qualidade. E se eu te contar que, além da importância da consultoria neste processo, existem áreas chave que podem ajudar sua empresa neste cenário? Neste artigo, falamos sobre 8 áreas que turbinarão a gestão financeira da sua empresa!

A gestão financeira da sua empresa

A área financeira tem papel fundamental nas empresas, uma vez que é a responsável pela sua estabilidade. Deve ser entendida como a primeira financiadora dos projetos futuros, além de ser a responsável para acelerar o crescimento dos negócios.

Ainda, a área financeira precisa estar apta para buscar a captação de recursos, que pode vir por meio de investidores ou bancos comerciais/investimentos. Saber falar com estes players faz toda a diferença para que a conversa siga adiante.

Em relação à captação de recursos junto aos bancos, cabe ressaltar que nem sempre o endividamento é algo ruim para a empresa. Entretanto, ele deve estar alinhado com sua estratégia de crescimento e a capacidade de pagamento. Muitas empresas convivem com endividamento por muito tempo e conseguem crescer e criar valor. 

Diante das responsabilidades aqui apresentadas, surge a necessidade de um profissional financeiro capaz de cobrir múltiplas funções, como: planejamento, orçamento, custos, contabilidade, tesouraria, controle e avaliação, auditoria.

As principais funções para a gestão financeira do seu negócio:

A expertise por trás da consultoria nos permite entender quais gaps existem no seu negócio e que precisam ser melhor trabalhados. Nossa experiência nos guia para processos funcionais em áreas estratégicas do seu negócio, descubra quais são:

Planejamento

É preciso entender a competitividade da sua empresa perante o mercado. Faça pesquisa sobre a concorrência. Entenda seu posicionamento para traçar um caminho. Planejamento e cronograma devem seguir de mãos dadas. O cronograma é uma importante ferramenta para o controle da execução. Projetos sem cronograma tendem atrasar sua concretização. 

Orçamento

É a ferramenta essencial de controle para a tomada de decisões, nele deve constar a previsão de entradas (receitas) e saídas (custos, despesas e impostos) para o próximo período (ex. trimestre, semestre ou ano). 

Custos

Para a formação do preço dos produtos e serviços, a empresa precisa ter o completo conhecimento de seus custos. São raras as empresas que conhecem com boa propriedade seus custos.

Falar sobre custos diretos e indiretos, variáveis e não variáveis então, acaba sendo quase uma raridade. Um termo bastante em voga e atraente para os investidores é a escalabilidade – capacidade da empresa de atender suas necessidades de crescimento sem perder qualidade e com baixo incremento nos custos. 

Contabilidade

A Contabilidade vem se tornando cada vez mais peça fundamental para a gestão empresarial. Embora muitas empresas ainda limitam sua contabilidade apenas para o cumprimento fiscal; quando a contabilidade é bem preparada tende a ser o braço direito na gestão financeira, dado que trata-se de uma importante base de informações para a geração de relatórios.

Tesouraria

Tem o papel de certificar que há dinheiro em caixa para pagar as obrigações e cobrir as despesas. As atividades comumente desenvolvidas pela tesouraria tradicional são: contas a receber e o contas a pagar. O descontrole da tesouraria sufoca qualquer estratégia para novos negócios e consequentemente atrasa o crescimento da empresa. 

Controle

Função comumente realizada pela Controladoria que tem como papel o controle das operações para a tomada de decisões. O Fluxo de caixa é um dos controles que deve ser monitorado regularmente, pois ajuda a enxergar a movimentação do dinheiro ao longo do tempo e tomar as melhores decisões. É fundamental a compreensão completa sobre os negócios da companhia a fim de identificar outros indicadores chave de performance (KPI – Key Performance Indicators).

Um problema bastante comum é que as companhias têm dados e informações espalhadas, tornando os KPI´s de difícil mensuração. Portanto, quanto maior a organização dos dados em sistemas integrados (ERP), mais fácil será analisá-los. 

Avaliação (Valuation)

Independente da empresa estar envolvida numa transação de compra ou venda, o Valuation é uma importante ferramenta, pois além de estimar o valor da empresa, pode ser utilizado para o acompanhamento da evolução de seus resultados. A metodologia internacionalmente aceita é o método do fluxo de caixa descontado (DCF – Discounted Cash Flow), que captura as perspectivas de crescimento e a rentabilidade futura, refletindo adequadamente os riscos do negócio.

Auditoria

O empresário não consegue supervisionar se todos os procedimentos internos de sua companhia estão sendo devidamente cumpridos, para isso existe a auditoria interna. Investidores profissionais reagem de maneira positiva ao analisarem empresas auditadas. Praticamente tudo que se pensa ou faz dentro de uma empresa tem seu impacto financeiro, portanto cuide bem da gestão financeira da sua empresa.

*Alessandra Guardia é sócia e co-fundadora da AGREGACo.. Após longa experiência atuando no suporte às transações societárias sob a ótica de investidores profissionais, desenvolveu uma análise crítica sobre os principais aspectos que uma empresa precisa desenvolver para que o empresário tenha o controle de suas atividades nas mãos de maneira simples e objetiva. Em 2017 fundou a AGREGACo. e sua experiência de mais de 20 anos de consultoria contribuiu muito para solidificar esta importante rede voltada ao desenvolvimento de novos negócios.

Como podemos agregar ao seu negócio hoje? Entre em contato conosco e não perca a oportunidade de alavancar a sua empresa com um time de profissionais mão na massa à disposição para solucionar as principais demandas do seu negócio!

Sobre o autor
AGREGACo.

A AGREGACo. é uma rede de especialistas multidisciplinares com gente potente, experiente e entusiasmada em buscar as melhores soluções para as demandas das empresas.

Vamos agregar?

Assine nossa Newsletter

Quero contratar
Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga