Faça sua pesquisa

A Indústria 4.0 pode acelerar o crescimento das empresas

A facilidade para acessar a internet e a mobilidade basicamente ilimitada dos dispositivos favorece para uma série de avanços no campo da tecnologia, a partir daí, surge o que chamamos de Quarta Revolução Industrial. Você sabe como a indústria 4.0 pode acelerar o crescimento das empresas? Continue lendo para descobrir!

O que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 nos mostra que é um grande erro pensar que a tecnologia já evoluiu ao nível máximo na indústria. O termo caracteriza a utilização do que há de mais moderno no mercado e se refere às inovações tecnológicas mais recentes, que foram pensadas com o objetivo de otimizar processos nas indústrias para potencializar os lucros das organizações. 

Os avanços tecnológicos mais recentes englobam a automação da tecnologia da informação, que automaticamente, aplica-se à manufatura para transformar matérias-primas em produtos de valor agregado. As inovações tecnológicas mais recentes são:

  • Inteligência Artificial;
  • Big Data;
  • Internet das Coisas;
  • Machine Learning.

Com essas inovações, máquinas operam de maneira inteligente e praticamente autônoma. Imagine que, sua fábrica não é apenas automatizada, mas todos os maquinários estão interconectados digitalmente.

Em um único sistema, essa fábrica inteligente monitora em tempo real todos os processos, é possível que eles se comuniquem e aprendam com os próprios erros e acertos e, em tempo real, possam tomar decisões descentralizadas e efetivas para otimizar o processo de produção.

Como preparar a sua empresa para a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 está relacionada a todas as inovações tecnológicas e impacta, diretamente, todos os setores da economia global. As empresas, por sua vez, devem investigar todas as tendências relacionadas para que possam se integrar a elas e não ficar para trás no mercado. Se você deseja preparar a sua empresa para a o futuro, confira algumas perguntas simples para entender como fazer isso:

Quais são as necessidades da sua empresa?

Fabricar mais produtos em menos tempo? Existe uma comunicação clara em cada um dos estágios do seu ciclo de produção? O primeiro passo a se fazer quando o assunto é entrar para a era da Indústria 4.0 é identificar quais são as áreas de melhoria para, no futuro, colher os benefícios da quarta revolução industrial.

Como a Inteligência Artificial pode atender melhor às necessidades do seu negócio?

A importância da consultoria é um tema importante que sempre reforçamos por aqui. Em um cenário com muitas alternativas no mercado, a expertise trazida pela consultoria ajuda a direcionar a melhor estratégia baseada na tecnologia para otimizar processos e, consequentemente, aproximar pequenas e médias empresas das tendências da quarta revolução industrial. 

No Brasil, pequenas e médias empresas necessitam assegurar-se que a ideia adotada em relação a Indústria 4.0 possuem benefícios claros da automação. Com a dificuldade de realizar investimento nas tecnologias, algumas perguntas ajudam a entender melhor as necessidades da empresa e identificar a melhor solução para o negócio: 

  1. Qual problema da sua empresa em relação a automação?
  2. O que esse problema vai resultar em termos de benefício e resultados financeiros?
  3. Qual estratégia é adotada para aprimorar a produtividade?
  4. Como as lideranças das pequenas e grandes negócios estão preparados para mudar seu negócio em busca da Indústria 4.0?

Em todas as fases do processo de mudança, é importante e fundamental que os funcionários da organização estejam instruídos na operação das novas tecnologias. Além de garantir uma transição mais leve dos equipamentos, isso reduz a ansiedade que acompanha as necessidades da Indústria 4.0.  

Faça parte da Indústria 4.0!

A Indústria 4.0 é uma tendência global inevitável. Com a crise do coronavírus, aceleramos anos em meses e os negócios, no geral, precisam continuar se adaptando ao novo normal para que seus modelos de negócio continuem performando bem alinhados com tendências promissoras.

Ao invés de temer a tecnologia, é preciso encarar os desafios da nova realidade para encontrar novas soluções de potencializar o seu negócio. Você sabe tudo o que precisa saber sobre o tema? Para garantir que você tenha acesso às melhores informações, separamos um vídeo onde o Seber Martinez, nosso agregado especialista em automação industrial fala sobre o tema, confira! 

Indústria 4.0 para pequenas e médias empresas.

Aqui na AGREGACo. temos um time de profissionais disponíveis para alavancar a sua empresa. Quer saber como podemos agregar ao seu negócio hoje? Entre em contato conosco e descubra soluções incríveis para solucionar as principais demandas do seu negócio!

Sobre o autor
AGREGACo.

A AGREGACo. é uma rede de especialistas multidisciplinares com gente potente, experiente e entusiasmada em buscar as melhores soluções para as demandas das empresas.

Vamos agregar?

Assine nossa Newsletter

Quero contratar
Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga