Faça sua pesquisa

Consultoria empresarial: a porta para novas oportunidades

Ao decorrer dos anos, a consultoria tem mostrado o seu potencial para as empresas através de decisões inovadoras. Neste artigo, você vai entender a importância da consultoria e como ela pode alavancar o potencial de pequenas, médias e grandes empresas. 

A importância da consultoria

Em primeiro lugar, devemos admitir: a gestão de uma empresa não é lá uma tarefa tão simples. Ela envolve uma série de fatores, como planejamento estratégico, plano de negócios, estratégias de marketing, organização financeira, motivação dos funcionários, gestão de pessoas, entre outras decisões importantes.

Isso tudo para que, no futuro, a empresa possa ter a sua marca fortalecida no mercado e, consequentemente, uma equipe engajada que queira pôr a mão na massa para resolver uma série de desafios. 

Em 2020, a transformação digital trouxe uma nova era para empresas de vários setores. Foi necessário muito jogo de cintura para que o empreendedor não desistisse do negócio e, consequentemente, não ficasse para trás pelos concorrentes. 

E é justamente com esse “jogo de cintura” que a consultoria anda de mãos dadas. A importância da consultoria não se valida apenas pelas estratégias desenvolvidas para potencializar o negócio, mas sim pela possibilidade de reinventar um negócio a partir de decisões pautadas com expertise e, consequentemente, entender novas oportunidades para atuar e expandir o negócio.

Portanto, aqueles que durante a crise não entenderam a necessidade de se reinventar, adaptar ou mudar, certamente ficarão para trás e correm o risco de terem fadado o negócio à falência. Mais do que nunca, inovar é preciso

Consultoria: a porta para novas oportunidades

A contratação de uma consultoria especializada não deve ser vista como um custo, mas sim pela possibilidade de reinventar um negócio a partir de expertise apropriada e do entendimento sobre novas oportunidades a serem consideradas.

 É um equívoco, por exemplo, pensar que só grandes organizações devem contratar esse tipo de solução. A consultoria é responsável por identificar tendências, gaps, problemas processuais, capital de giro, entre uma série de outras vantagens. Listamos as principais para você:  

Assertividade

Inovar ou manter a estratégia do negócio? Essas decisões, certamente, são assustadoras para a maioria dos empreendedores. A possibilidade de explorar novos caminhos pode, para algumas pessoas, parecer fantástica. Mas para outras, às vezes o caminho não é claro. 

A consultoria pode possibilitar que a tomada de decisão seja mais fácil, afinal, ela será fundamentada por especialistas que já tiveram êxito em outras experiências no mercado.

Ferramentas e indicadores são importantes

A consultoria tem, como responsabilidade, trazer o conhecimento necessário para que o empreendedor possa utilizar indicadores e ferramentas corretas para alcançar os seus objetivos.

Além de propor ferramentas e indicadores, a consultoria também auxilia para que o empreendedor saiba avaliar corretamente o sucesso ou fracasso das ações implementadas e então, propor novas ações para o negócio.

Quais são as prioridades?

Diante de cenários incertos, muitas vezes cortes de gastos acabam se tornando necessários. A consultoria ajuda o empreendedor a entender quais são as necessidades prioritárias em relação ao negócio e, principalmente, se os cortes realizados estão sendo feitos da melhor maneira. 

Pode ser que, por exemplo, você queira reduzir custos com a folha de pagamentos dos funcionários. Mas, neste cenário, o que é necessário? Demitir ou incentivar os funcionários a ficarem focados em busca de resultados produtivos? 

Pensando a longo prazo, incentivar os funcionários a serem mais produtivos pode fortalecer a cultura organizacional da empresa além de atrair resultados consolidados que influenciam, por exemplo, no capital de giro do negócio.

É importante manter o foco

Sim, nós sabemos: é normal que o empreendedor estude para tomar novas iniciativas, mas acima de tudo, é preciso ter foco para chegar a uma conclusão. 

Outro benefício da consultoria é que os profissionais envolvidos poderão estar completamente focados na gestão do negócio e, consequentemente, também irão manter outras pessoas focadas durante o processo. Portanto, com o estímulo trazido pelos consultores, colaboradores e gestores ficarão 100% focados na gestão estratégica do negócio.

A diversidade agrega

Essa característica é importante e, acima de tudo, evita ações engessadas dos gestores. A inovação surge através da diversidade e, com isso, é possível enxergar novas medidas de lidar com situações atípicas e até mesmo falhas do dia-a-dia. 

Ter analistas de fora da empresa enriquece o processo de inovação, uma vez que a diversidade agrega valor com novas perspectivas. Através disso, formas diferentes de execução podem gerar novas ideias e  iniciativas.

Conte com especialistas

A expertise por trás da consultoria permite criar soluções personalizadas para negócios, portanto, que tal contar com um time de especialistas para ir ao encontro de soluções que agregam valor? De forma descomplicada, atuamos em diversas frentes:

  1. Gestão e Estratégia;
  2. Finanças e M&A;
  3. Pessoas;
  4. Marketing e Vendas;
  5. Operações;
  6. Tecnologia;
  7. Jurídico;
  8. Seguros.

Por fim, você quer entender como podemos agregar ao seu negócio hoje? Entre em contato conosco e descubra soluções para as principais demandas do seu negócio!

Sobre o autor
AGREGACo.

A AGREGACo. é uma rede de especialistas multidisciplinares com gente potente, experiente e entusiasmada em buscar as melhores soluções para as demandas das empresas.

Vamos agregar?

Assine nossa Newsletter

Quero contratar
Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga